terça-feira, 9 de junho de 2009

Sendo intérpretes da Palavra

Texto base: At 8.29-35

Tema: Sendo intérpretes da Palavra

Preposição: O propósito deste sermão é exortar você a crescer teológica e espiritualmente para ser um intérprete da Palavra de Deus.

Introdução: O que é ser intérprete da Palavra de Deus? Há alguma característica que distingue o intérprete de outros crentes? Quais?

Ser intérprete da Palavra é ser alguém que fica entre Deus e os homens. O intérprete recebe a revelação da Palavra da parte de Deus e a explica de uma forma que seus ouvintes possam compreender, e assim serem transformados pelo poder da Palavra. Quando lemos Ne 8.8,vemos que Esdras agiu como um autêntico intérprete da Palavra. Lá diz que ele lia as Escrituras e às explicava ao povo.

Porém para ser um intérprete, requer-se alguns requisitos de extrema importância. O intérprete tem que ser uma pessoa idônea (I Tm 3.2), tem que ter responsabilidade (I Tm 3.27), que seja de fato crente, salvo (Jo 15.5), também que tenha poder (At 1.8; II Pe 3.18), e, finalmente, seja um obreiro aprovado por Deus, que além de aprovado por Deus, que não tenha nada que o envergonhe e que saiba manejar bem a Palavra da Verdade (II Tm 2.15).

Transição: Agora vamos analisar o texto bíblico em questão para vermos porque devemos ser intérpretes da Palavra.

I- Devemos ser intérpretes da Palavra porque há o descrente que anseia em conhecer a Verdade (v. 30) I Pe 3.15;

II- Devemos ser intérpretes da Palavra porque há o descrente que tenta contradizer a Verdade (Tt 1.9);

III- Devemos ser intérpretes da Palavra porque há o crente que precisa aprender (Hb 5.12);

IV- Devemos ser intérpretes da Palavra porque há o crente que quer aprender (Lc10.42);

V- Devemos ser intérpretes da Palavra porque há os adeptos de seitas que tentam desviar o crente da Verdade (Tt 1.10-11).

Conclusão: vimos neste sermão cinco motivos por que devemos ser intérpretes da Palavra. A decisão está em suas mãos. Agora você tem que fazer uma escolha. Escolher entre viver uma vida cristã acomodada como muitos fazem hoje, ou viver uma vida cristã dinâmica, esforçando-se em aprender os princípios elementares da fé cristã e assim estar apto para responder com mansidão e temor a qualquer que lhe perguntar qual a razão da esperança que há em você. Não tem como fugir. Você precisa se decidir hoje. Amanhã ou depois você terá a sua fé questionada por esses cinco tipos de pessoas que verificamos neste sermão, então, porque não fazer como fez Maria que se assentava aos pés do Mestre para aprender, e Jesus afirmou que Maria havia escolhido a melhor parte e que a parte que ela havia escolhido, não lhe seria tirada (Lc 10.42). Faça como Maria, esforce-se para aprender aos pés de Jesus, e assim, você também estará preparado para ser um intérprete da Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário