segunda-feira, 8 de junho de 2009

Santidade...o que você precisa saber

Santidade, o que você precisa saber

Texto Base: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1.15-16 (ACF).

Começando com estes dois versículos, quero compartilhar duas preciosas lições que se destacam aqui, que nos é muito importante para nós nos dias de hoje. Quando o Apóstolo Pedro diz que devemos ser santos em toda a nossa maneira de viver, ele está querendo dizer em outras palavras que devemos viver uma vida conforme aquilo que professamos ser, ou seja, se eu digo que sou cristão, logo, eu devo viver conforme os parâmetros estabelecidos pela Palavra de Deus que é a única regra de fé e prática de um verdadeiro cristão. Se eu sou cristão, então eu devo viver como um cristão, eu não posso ser um cristão de meia pataca, um cristão de meia tigela, um cristão mascarado, mas como cristão, no sentido mais literal da palavra. Para reforçar isso, veja o que está escrito em Thiago 2.12a: “Falai de tal maneira, e de tal maneira procedei...”, vemos aqui que um cristão deve viver como um cristão e não mais como vivia antes de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador.

A primeira lição que eu aprendo nesta passagem bíblica é que Deus é Santo. E pelo fato de Deus ser Santo, Ele exige que, àqueles que se dizem ser cristão, deve levar uma vida de santificação constante para poder manter uma comunhão profunda, sem impedimentos para com Deus.

Pelo fato de Deus ser Santo, no sentido mais estrito da palavra, significa que, os lugares onde Deus esteve, ou pessoas que teve um contato mais direto com Deus, houve a necessidade de que, o indivíduo ou o lugar passasse por um processo de purificação.

Vemos isso claramente quando o Senhor apareceu a Moisés no monte Sinai (Êx 3.05). O Senhor ordenou a Moisés que tirasse as sandálias dos pés, pois o lugar onde Moisés pisava era santo. Nota-se, porém, que não era o monte que era santo em si, mas pelo fato de o Senhor estar naquele local, fazia do monte, santo, em outras palavras, era a presença de Deus que tornava aquele local santo.

É curioso também notar, o mandamento que o Senhor dá ao povo israelita referente ao acampamento do exército hebreu (Dt 23.12-14). Toda vez que o exército hebreu se acampava, os soldados deveriam, além das armas de guerra, portar um pedaço de pau, para que, quando o camarada fosse fazer suas necessidades fisiológicas, ele deveria cavar um buraco na terra com o pedaço de pau que trazia junto com suas armas, e ali depositar seus excrementos e depois cobrir com terra, pois quando o exército hebreu se ajuntava para a guerra, o Senhor dos exércitos caminhava no meio deles. Diz o texto bíblico acima que pelo fato de o Senhor caminhar no meio do acampamento hebreu, o acampamento era santo, e Deus não queria ver nada que fosse indecente, ou como diz outra tradução da Bíblia coisa feia, para que o Senhor não se apartasse do meio deles.

Vemos isso também no chamado do profeta Isaías (Is 6.01-07), onde o profeta vê o Senhor e nota a sua condição de pecador, concluindo com isso que era indigno de estar na presença do Deus Santo. Tanto é verdade isso que foi preciso que um Serafim pegasse uma brasa viva com uma tenaz, para com ela tocar os lábios do profeta e purificá-lo de seus pecados.

Eu aprendo com isso que nós não podemos chegar diante de Deus de qualquer jeito, manchados pelo pecado, pelas nossas imundícias, com nossos lábios impuros e os membros de nosso corpo entregue a concupiscência da carne.

Ser santo na Bíblia significa: ser consagrado a Deus, ser separado para Deus, ser separado do mundo, viver fugindo do pecado dia após dia, ser diferente daqueles que vivem uma vida sem Deus.

A segunda lição que aprendo aqui, é que o crente deve ser santo em toda sua maneira de viver. Em todas. E essa maneira que o apóstolo Pedro se refere, inclui a nossa maneira de ser e a nossa maneira de agir. Ser santo não é ficar fazendo cara feia, pois tem crente que acha que cara feia é sinônimo de santidade.

1- O cristão deve ser santo na rua. Você já reparou que muitos crentes gostam de agir conforme os costumes do mundo? Anda gingando o corpo como se fosse um macaco, falam na gíria, não sabem agir com boas maneiras, do tipo, ser cortês com os idosos, com as senhoras e senhoritas (ser cortês e não galanteador como muitos gostam de fazer, dando dois beijinhos, e no terceiro, o malandro diz que é para casar), parar de falar mentiras, por mais inofensiva que possa parecer, pois o que tem de crente falando mentira por aí não está escrito. Tem também crente que tem a boca mais suja do que os ímpios, pois fala tanto palavrão que deixa envergonhado até quem não é crente, mas a Palavra de Deus diz em Efésios 4.29: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade e assim transmita graça aos que ouvem”. Aqui neste texto bíblico a palavra torpe significa desonesto, indecoroso, vergonhoso, obsceno, indecente, repugnante, nojento e asqueroso, e Paulo continua a advertir os cristãos de Éfeso a se apartarem de tudo aquilo que as pessoas que não tem um compromisso com Deus fazem, veja Efésios 5.03-05,07: “Mas a impudicícia, e toda sorte de impurezas, ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem conversação torpe (ficar conversando assuntos imorais, contando piadas indecentes ou preconceituosas), nem palavras vãs (palavras de duplo sentido ou carregado de malícia), ou chocarrices, cousas essas inconvenientes, antes, pelo contrário, ações de graça. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus... Portanto, não sejais participantes com eles (ou seja, apartem-se deles, cai fora, dá no pé)”, o que Paulo está querendo dizer é que devemos agir totalmente de forma contrária àqueles que, dizendo-se cristão, vivem uma vida toda atrapalhada, ora agindo parecendo com o mundo e ora parecendo com Cristo.

Tem ainda aqueles que nas festas enchem a cara de goró, e eu estou falando isso porque já vi, uma jovem no meu serviço, dizia-se crente, falando para todo mundo que Deus é fiel, mas quando teve uma festa na empresa onde trabalhávamos somente para os funcionários, havia champanhe e cerveja, e a “santa” mandou ver. Paulo falando aos Filipenses em 3.16-19 nos dá uma belíssima lição de quem devemos imitar uma vida irrepreensível, veja: “Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos. Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo: O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na infâmia; visto que só se preocupam com as cousas terrenas.”. Nota-se que Paulo está implorando em meio a lágrimas que o cristão deve imitar aqueles que vivem uma vida piedosa e não aqueles que se dizem cristãos, mas vivem na libertinagem.

2- O cristão deve ser honesto, por exemplo, você vai pagar alguma coisa no caixa de um supermercado e a moça do caixa ser querer lhe dá o troco errado, a mais, então como um verdadeiro servo de Cristo, você tem que devolver a diferença de volta, não importa qual o valor, tem que devolver. Ser honesto inclui não ser trambiqueiro, do tipo que gosta de passar cheque sem fundo, comprar fiado e não pagar, pegar emprestado e não devolver, e os que devolvem, devolve aquilo que emprestou todo destruído.

3- O cristão deve ser santo no trabalho. O cristão deve ser diferente de todos os outros funcionários da empresa, não tem desculpa. A começar pela pontualidade. Não estou falando daqueles imprevistos que sempre aparecem como, o despertador não tocou, ou o trem atrasou, coisas deste tipo que acontece com todo mundo. Eu estou falando daquele cara de pau que não gosta de acordar cedo mesmo, e por isso vive chegando atrasado no serviço. E tem aquele camarada que fica até tarde da noite na casa da namorada, ou na farra com os amigos, aí quando vai dormir já passou da meia-noite, e o cabra tem que acordar 4:00hs para ir trabalhar, assim não dá, não tem patrão que agüente um sujeito assim. O cristão tem que fazer um esforço acima do normal tem que se esforçar mesmo e procurar sempre chegar no horário no serviço. Tem camarada que só chega atrasado no serviço, mas na hora de ir embora, parece que tem formiga na cueca porque se ele não sair dez minutos antes do horário, que é para ele já estar pronto para ir embora quando o relógio der a hora de ir, ele fica impaciente, fica bravo porque parece que os minutos finais estão se arrastando. E vai o chefe do camarada perguntar para ele se ele quer fazer hora extra?

No trabalho o cristão deve ser trabalhador, ou seja, pau para toda obra. Eu tenho aprendido que Deus não gosta de preguiçoso nem de vagabundo. Aprendi também que Deus não chama vagabundo nem preguiçoso para trabalhar na Sua obra. É horrível trabalhar com pessoas que vivem escorando-se nos outros, e o pior é quando se trata de cristão. Não tem conversa, o crente tem que ser trabalhador esforçado, sabendo que um dia Deus vai recompensar o seu esforço, mas tem que trabalhar, não importa de quê, mas tem que fazer alguma coisa. Ficar em casa sem fazer nada, de papo para o ar, e depois dizer: “o Senhor proverá...”, isso é conversa fiada, pois a Bíblia diz em Provérbios 6.09-11: “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado.”

No trabalho o cristão deve mostrar a sua verdadeira identidade. Você sabe qual é o cristão mascarado ou cristão agente secreto? Trata-se daquele cristão que trabalha dois anos em uma empresa, mas ninguém sabe que ele é crente. Se por medo de o patrão mandar embora, ou medo do que os outros vão falar, ou seja lá o que for, não importa, tem que mostrar a verdadeira identidade, mesmo sob ameaças. O cristão não pode ter medo de ameaças.

4- O cristão deve ser santo em sua própria casa. Tem cristão que parece possuir duas personalidades, na igreja é crente, mas em casa é um crente de meia pataca, pois age totalmente contrário. Tem irmã que em vez de falar de Cristo para a vizinha, fica comentando o que aconteceu na novela na noite passada, ou se não, fica fazendo fuxico, falando da vida dos outros. Tem irmão que passa mais tempo com a cara colada na televisão do que lendo a Bíblia. As crianças em vez de estar aprendendo as maravilhosas lições da Bíblia estão, ou jogando vídeo game ou vendo aqueles desenhos que só ensina o que não presta, sem contar que muitas crianças ficam possuídas por demônios assistindo esses desenhos que são uma verdadeira obra satânica. O som da sala só toca música mundana. O camarada chega da igreja, joga a Bíblia num canto qualquer e liga a televisão para ver um monte de bobagem. Tem mais revistas de fofoca que livros evangélicos em casa, revistas que falam do que vai acontecer na novela do dia tal, revistas com fotos dos artistas das novelas, pôster pendurados na porta do guarda-roupa (e até pôster de artistas cristãos, também), e por aí vai. Uma pergunta eu faço questão de fazer... Porventura se uma pessoa se adentrar em sua casa, ela vai encontrar Cristo lá? Ou vai encontrar uma TV ligada na novela das seis ensinando um monte de safadeza, ou um monte de revista de fofoca ao lado do sofá, ou um monte de pôster espalhado pela casa? O que ela vai encontrar? Pense bem.

Paulo escrevendo aos Efésios (4.22-24) diz: “... no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” , ou seja, devemos deixar as coisas que pertencia ao nosso passado sem Cristo para trás, esquecer de vez, e começar a agirmos de uma maneira que agrade a Deus, uma vida verdadeiramente cristã.

5- O cristão deve ser santo na Igreja. É isso mesmo, tem de ser santo na Igreja. E ser santo na Igreja inclui reverencia e ordem. O rei Salomão nos ensina muita coisa em Eclesiastes 5.01, a primeira parte do versículo que diz assim: “Guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus;...”, em uma outra tradução da Bíblia diz assim o mesmo texto: “Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente.” (NVI). O que Salomão está ensinando aqui é que a Igreja do Deus Vivo não é a nossa casa, isso significa que nós não podemos fazer o que quisermos, pois não é a nossa casa. Na nossa casa nós podemos jogar os sapatos em qualquer canto, subir em cima do sofá, andar só de cueca dentro de casa, mas na Casa do Senhor não. Na Casa do Senhor deve haver reverência com as coisas sagradas, e ordem no culto.

É horrível adentrar a Casa do Senhor e ver um monte de marmanjo na maior cara de pau mascando chiclete na hora do culto, já vi uns três ou quatro rapazinhos comendo salgadinho na hora do culto, é inadmissível uma coisa dessas. É horrível também notar que tem jovem de quinze, dezesseis, dezessete anos que além de ficar mascando chiclete na hora do culto, em vez de ir jogar o chiclete sem vergonha no lixo, o camarada tem a cara de pau de grudar o chiclete nos bancos da igreja, já encontrei uns três chicletes na minha igreja, sem contar o batom que colocaram certa vez, mas quero deixar um aviso aos jovens da nossa igreja, se eu pegar o sujeito que fica grudando chiclete nos bancos da igreja, eu vou entregar para o Pastor, e não quero nem saber, se quiser grudar chiclete em algum lugar, vai grudar na casa da sua mãe, na igreja não, pois o lugar em que você veio adorar a Deus é Santo. É crianças fazendo o que querem, correm para lá e para cá, ficam brincando de lutinha, brincando de par-ou-ímpar, de aviãozinho, correndo em cima do púlpito, atrapalhando a boa ordem do culto, e o pior de tudo isso é que tem pai e mãe que não dá a mínima para isso. Fingem que nem estão vendo. O filho do lado do pai brincando de homem-borracha, se contorcendo e o pai nem aí. Pai e mãe ensinem os bons modos para os seus filhos. Ensinem eles a se comportarem dentro da Igreja, mesmo que seja preciso dar umas palmadas, mas ensinem os seus filhos a ficarem quietos na hora do culto. Provérbios 23.13-14 e 29.15 diz: “Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno... A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesmo vem a envergonhar a sua mãe...”. Quando Salomão diz vara, ele está dizendo vara mesmo. Logicamente que você não vai deixar a criança toda marcada, mas umas varinhadas de vez em quando fazem muito bem, portanto, exerçam suas obrigações de pai e mãe e discipline o seu filho. Não sejam omissos, pois um dia terão de dar conta a Deus.

E quem pensa que é só as crianças que fazem alguma coisa para atrapalhar a boa ordem do culto, está enganado, pois tem um monte de gente grande também, e eu não vou deixar passar em branco não. A começar pelo celular, isso mesmo. Aprenda a desligá-lo assim que você por os pés dentro da Igreja, isso além de ser um ato de reverência, é também uma atitude de bom senso. Outra coisa, Jesus jamais irá ligar para você. Pois não tem coisa mais sem graça que, na hora do culto, o celular de alguém toca, e como se não bastasse, o camarada ainda deixa a campainha no último volume, portanto meus amados, aprendam a desligar seu celular, pois Deus não vai mandar nenhum anjo para desligá-lo em seu lugar. Ser santo na Casa do Senhor é ser reverente com as coisas sagradas, é horrível notar entre os bancos da Igreja e ver papel de bala jogado pelo chão, restos de pipoca e salgadinho nos bancos, papel picotado espalhados pelo chão, guardanapo sujo com caca de nariz, no banheiro da Igreja o santo faz xixi e não dá descarga, é papel higiênico no chão, a bacia toda suja porque algum porco pôs os sapatos sujos de lama em cima, isso é inaceitável gente. Na Igreja é um lugar santo, desde o portão de entrada até ao banheiro. Vejo tudo isso e ninguém dá a mínima por ver a Casa do Senhor toda emporcalhada. E com a Bíblia também tem gente que a trata como se fosse um objeto qualquer, a capa cheia de adesivos, a contra-capa mais parece uma porta-recados, nas laterais toda rabiscada, agora como um sujeito que não está nem aí com a Bíblia vai falar com um pecador que ele deve obedecer a Bíblia ? Vai evangelizar um muçulmano com a sua Bíblia toda estropiada para ver o que é bom para a tosse, pois os muçulmanos têm um cuidado tremendo com os livros sagrados de sua religião, e eles vendo um cristão que não cuida bem da sua Bíblia, jamais vai dar crédito para o Evangelho, portanto cuide bem de sua Bíblia, pois ela é a sua bússola que te conduz ao céu.

E falta de santidade é o que vemos nas Igrejas onde o Espírito Santo não tem a proeminência, há todo tipo de culto em Igrejas como estas, culto do dente de ouro, para quê? Que Deus tem poder para dar dente de ouro para quem ele quiser não tenho a menor dúvida, mas para quê? Se Ele quisesse dar dente de ouro, Ele, quando criou o homem, teria feito o homem com dente de ouro e não de osso. Tem o culto do emagrecimento, o camarada tem que ficar segurando as calças para ela não cair. Culto do cair pelo poder de Deus, tem camarada que em todos cultos ele cai, qual é o objetivo disso? Culto para colar crente na parede, tem também a unção do riso, o cara com uma unção dessas ri o dia inteiro. Unção da cara! (?), mas culto para criar vergonha na cara ninguém faz, unção para criar vergonha na cara ninguém quer, mas para fazer bobagens aparece um monte de gente que não tem o que fazer. E nem campanhas escapam, pois os temas são só promessas, é só para receber bênçãos materiais, os temas mais comuns são: “o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará...”, “mil cairão a sua esquerda e dez mil a sua direita e tu não serás atingido..”, “o Senhor te pôs por cabeça e não por cauda...”. Porque ninguém faz uma campanha do tipo como está escrito no livro do profeta Isaías 38.01 que diz: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.” , ou como está escrito no Salmo 119.04 que diz: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que o cumpramos à risca.”

Reverência na Casa de Deus inclui também os tipos de hinos que tocamos na Casa do Senhor. Você já reparou que tem crente que tudo o que é do mundo, relacionado à música, ele quer trazer para dentro da Igreja? Se você gosta de ouvir “hinos” em ritmo de rock, samba, forró, axé, é problema seu, mas não venha querer trazer esse monte de porcaria para Igreja não. Aí vem aquele camarada dizer que ouvir hinos em vários ritmos é liberdade no Espírito. Liberdade no Espírito coisa nenhuma, isso é libertinagem. Liberdade no Espírito significa que eu posso adorar a Deus em qualquer lugar e em qualquer situação que eu esteja passando, pois no antigo testamento, o sumo-sacerdote adentrava no lugar santíssimo só uma vez por ano, mas quando Jesus morreu, o véu do templo que separava o lugar santo do lugar santíssimo, rasgou-se de alto a baixo, abrindo um novo e vivo caminho. Agora todos os crentes em Cristo são livres para adorar a Deus em qualquer lugar, seja na igreja, em casa, na rua, no trabalho, no carro, na prisão, não importa onde. Isso é que é liberdade no Espírito.

Aí alguém vem me dizer que a Palavra de Deus diz para adorarmos a Deus com todos os instrumentos, é verdade e eu concordo, mas isso só está dizendo para adorarmos a Deus com todos os instrumentos, mas não com todos os ritmos musicais. Paulo falando aos crentes de Corinto, diz: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.”, (I Co 14.40).

Tem que haver ordem, tem que haver decência. Porque se deixar, a Igreja vira um verdadeiro salão de baile. É músico afinando o instrumento na hora do culto. Porque que não afina antes? Na hora de alguns cantores louvarem, o som fica na maior altura, achando que som alto é o mesmo que som ungido.

Os hinos que certos cantores ou grupos musicais tocam, só mexem com o corpo, é só para agitar, balançar o corpo, só mexe com o emocional das pessoas e ainda atrapalham a boa ordem do culto. Muitos hinos não têm base bíblica, pois seus autores não têm um compromisso com Deus e nem com a Sua Palavra, prova disso, é que aquele grupo musical chamado Voz da Verdade que a maioria dos jovens gostam, mas não sabem que se trata de uma igreja maligna, usada por Satanás para proliferar seus ensinos antibíblicos. Se alguém aparece na rádio cantando um sucesso musical, já querem trazer para dentro da igreja, nem olham para a vida do indivíduo. Onde estão aqueles hinos clássicos que outrora cantávamos em nossa Igreja? Que falavam bem no fundo de nossa alma, fazendo-nos chegar cada vez mais perto de Deus, fazendo-nos fugir das coisas do mundo, e procurarmos viver uma vida santa diante de Deus, onde estão?

Hoje em dia, já não se toca tantos hinos de nossas harpas cristãs como antigamente. Já até riram de mim certa vez que eu e minha família fomos em uma confraternização com alguns irmãos da EETAD. Neste dia levei uma fita K7 contendo vários hinos da harpa para ouvirmos, mas teve uma pessoa que tirou uma da minha cara quando falei que na fita havia hinos da harpa. Na igreja é a mesma coisa, é cafona quem gosta dos hinos da harpa. Hinos que sempre vou amar, pois sei que são hinos feitos por pessoas que tiveram um verdadeiro compromisso com Deus e com Sua Palavra.

Tem crente, que se deixar, o culto para ele deveria ser somente de hinos, hinos do começo ao fim do culto. Podemos ver isso na maioria dos cultos públicos e principalmente na maioria dos cultos de jovens, onde se toma quase o tempo todo cantando hinos e corinhos intermináveis e cheios de erros doutrinários ainda por cima. E a Palavra de Deus... Nada! É uma hora e quarenta minutos de apresentações musicais e apenas vinte minutos para ouvir a Palavra de Deus. E ainda por cima tem irmã que se não cantar na Igreja fica com bronca do Pastor, acha ruim, faz bico, e corre o risco até de se desviar da Igreja, e tudo porque não cantou na Igreja.

Aprendam uma coisa, nada, absolutamente nada deve substituir a hora da pregação da Palavra, nada mesmo. Pois a hora da pregação é a hora que Deus vai falar conosco. É nesta hora que devemos agir totalmente ao contrário do que fez os israelitas quando Moisés subiu o monte Sinai para falar com Deus, e o povo, ao ouvir a voz de Deus ficou atemorizado, e falaram aquilo que muitos crentes hoje em dia faz, eles disseram: “Não fale o Senhor conosco, para que não morramos.” (Êx 20.19), mas o verdadeiro cristão fala sem ter medo algum, “Fala Senhor, porque o teu servo ouve.” (I Sm 3.10), pois ele sabe que as Palavras do Senhor são Vida para aqueles que o temem, mas são palavras de morte para aqueles que não querem fazer a vontade de Deus. No evangelho de João 6.63-68 nos mostram esse contraste tremendo entre aqueles que querem ouvir a Palavra de Deus e aqueles que não querem ouvir a Palavra de Deus, diz assim a Palavra do Senhor: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Contudo há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia desde o princípio quais eram os que não criam e quem o havia de trair. E prosseguiu: Por causa disso é que vos tenho dito: Ninguém poderá vir a mim, se pelo Pai não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então perguntou Jesus aos doze: Porventura quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Pois só tu tens a Palavra de vida eterna.”

Portanto meus amados, não devemos tomar o tempo que pertence a Palavra e ocupá-lo com hinos e corinhos intermináveis, ou com qualquer outra atividade, por mais nobre que seja a intenção, pois a Bíblia nos diz que “a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus” (Rm 10.17).

Em I João 2.15 diz: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;” , portanto, deixemos as coisas do mundo no mundo, pois a Palavra nos afirma que há um caminho mais excelente para trilharmos, do que o mundo pode nos oferecer. O texto de I João 2.15 diz que não podemos reconciliar as coisas do mundo com as coisas de Deus. Para fortalecer este argumento, veja o que diz Thiago 4.04: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” , portanto não se engane, deixe já as coisas, os costumes, as alegrias ofertadas pelo mundo, os gostos pelas coisas do mundo para trás. Não podemos coxear entre dois pensamentos, pois só podemos servir a um senhor, tentar servir a Deus e o mundo ao mesmo tempo é impossível. E procuremos obter a santificação, por meio de uma vida piedosa, lendo diariamente a Palavra de Deus, com jejum e oração constante, levando sempre o dízimo à casa do Senhor, praticando a reverencia pelas coisas sagradas, pois sem santificação o crente jamais verá a Deus, conforme está escrito em Hebreus 12.14, que diz:

“Segui a paz com todos, E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ A DEUS.”

Estudo elaborado por Douglas Diniz Curcino, em 04 de Junho de 2004.

Exortando-vos a batalhardes pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. (Judas v. 03).”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário