terça-feira, 29 de junho de 2010

O Rei está voltando!

A expectação de muitos dos chamados cristãos (pós-milenaristas) é que entramos entrando numa nova era. Eles acreditam numa era dourada para a Igreja, aqui na Terra, antes que aconteça a Segunda Vinda de Cristo. Este tempo de declínio espiritual e apostasia só pode ser comparado aos dias de Eli, quando a Arca de Deus foi capturada e a glória do Senhor abandonou o povo de Israel. Mas, após o nascimento de Icabode (=Foi-se a minha glória), Samuel se levantou como o novo juiz e profeta do povo judeu. Isto proporcionou um tempo de bênção para Israel, um tempo de esperança e glória. Contudo, ele foi conectado à introdução de um rei (1 Samuel, caps. 8-10). Primeiro, Samuel ungiu Saul (um rei segundo a carne), depois, Davi (um rei segundo o coração de Deus).
Do mesmo modo, nós, os cristãos bíblicos, devemos ficar à espera de uma nova era, de um tempo de grande bênção. Contudo, seria um erro pensar que Israel e a Igreja serão abençoados, ao mesmo tempo, aqui na Terra. É importante verificar que uma bênção final vai depender da volta de Cristo à Terra. A cena profética exige a volta do Rei, o Messias dos judeus (a qual será precedida pela vinda do Anticristo, um rei segundo a carne). Após a rejeição divina a Saul, Davi entrou em cena para governar como Rei de Israel, em esplendor e majestade. Do mesmo modo, Cristo voltará para estabelecer o Reino Milenar sobre o Seu povo e sobre todos os povos da Terra. Só então, a glória do Senhor encherá a Terra inteira. A Igreja é o corpo de Cristo, a Noiva
de Cristo, não a Nova Israel; e o futuro de ambas será bem diferente.
Por isso, é um erro espiritualizar as promessas proféticas feita a Israel, atribuindo-as exclusivamente à Igreja [conforme tantos dominionistas têm feito]. Quando pensamos no Reino de Cristo, agora, devemos aplicá-lo no sentido espiritual do Seu domínio nos corações dos que Nele crêem. Embora seja amplamente verdadeiro, o Reino de Cristo consiste numa aplicação
espiritual, não numa aplicação direta e literal da palavra profética. O reino de Deus e de Cristo têm o mistério de um caráter escondido, na presente dispensação (Mateus 13), porque o próprio Rei está escondido no céu (Colossenses 3:3). Ele reina de modo misterioso. Ele exerce autoridade sobre os Seus discípulos, através de Sua Palavra e do Espírito Santo. Os crentes verdadeiros O reconhecem como o Cabeça e o Senhor.
Quando do Seu aparecimento em glória, o Seu retorno pessoal do céu será muito diferente. Então, Ele reinará direta e publicamente, conforme o Salmo 101:8: “...destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do SENHOR todos os que praticam a iniqüidade”. Isto poderia ser chamado uma Cristocracia; porém, a condição sine-qua-non para esta será o retorno visível do Rei. Como poderia este tempo de bênção ser realizado sem o Seu retorno, sem a Sua presença física? Isto seria impossível, conforme as Escrituras.
O Rei da Paz - Do mesmo modo, a expectação do Reino Milenar de Cristo pouco tem a ver com as fábulas judaicas sobre este assunto. O que acontece ali é uma interpretação diferente da Escritura, mormente quando se trata dos profetas do Velho Testamento. Devemos admitir que existem também formas errôneas de Milenarismo (como os movimentos revolucionários que tentam estabelecer o chamado “Reino Aqui e Agora”). Porém, o que o pré-Milenarismo apóia na base da Escritura nada tem a ver com os vários sonhos deste tempo, embora reconheçamos que a Terra vai chegar a um tempo de bênçãos ainda ignoradas. Podemos esperar um futuro repleto de bênçãos:

A) - Para o povo de Deus na Terra, a nação de Israel (o convertido Israel de Deus, conforme Gálatas 6:16). Todas as tribos serão reunidas sob a autoridade de um Rei (Ezequiel 37).

B) - Para a Igreja, a qual tem uma origem e destino celestiais, devendo reinar com Cristo, quando Ele vier do céu, durante o Seu Reino de Paz. Ela é a Nova Jerusalém, a capital celestial do reino vindouro, a qual vai reunir o céu e a Terra, numa espécie de “Escada de Jacó” (Apocalipse 21). O Dia Está Próximo - Outra objeção ao pós e ao Amilenarismo é que estes negam a volta do Senhor. Eles negam o pensamento do retorno iminente de Cristo, conforme é expresso no Novo Testamento. Em Romanos 13:11-14:

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências”.

O mundo tem rejeitado o Senhor Jesus Cristo como a verdadeira luz, mas a aurora está quase raiando. E o tempo se aproxima: “A noite é passada, e o dia é chegado”. Mas para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas”. (Malaquias 4:2). Antes disso, porém, Ele virá como a Estrela Brilhante para a sua Igreja. Ele nos arrebatará e nos introduzirá na Casa do Pai, onde estão preparadas muitas moradas para nós. [Precisamos melhorar o nosso conhecimento neste assunto, lendo as seguintes passagens bíblicas]: João 14:1-3; 1 Coríntios 15:51-52; 1 Tessalonicenses 1:10; 4:15-18; 5:1-10; Tito 2:13; Hebreus 9:28; Tiago 5:8; 1 Pedro 1:5 e seguintes; e 2 Pedro 1:16 e seguintes; 3:3 e seguintes; 1 João 3:3; Apocalipse 2:25,28; 3:11; 22:7, 12, 20). Não deixem de ler estas passagens.
A Igreja obediente à Palavra de Deus [do tipo Filadélfia] ”será guardada da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo.” (Apocalipse 3:10). As bênçãos espirituais serão as da Igreja aparecendo com Cristo em glória, a fim de julgar as nações e estabelecer o Seu Reino Milenar, (Apocalipse caps. 19-20).
A expectação do iminente retorno de Cristo para arrebatar a Sua Noiva, a Igreja, é típico do Novo Testamento. Ele não virá para julgar a Noiva, mas como Salvador de quem Lhe pertence. Infelizmente, esta "bendita esperança” foi perdida desde os primeiros séculos, quando o Cristianismo se tornou uma religião estatal e a igreja estabelecida (ICAR) se transformou num poder religioso sobre a Terra. Ela passou a se comportar conforme o mau servo de Mateus 24:48-51:

“Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes”. [Convém ler ainda Apocalipse 18, o capítulo que fala da queda da Grande Babilônia].

O Sinais Dos Tempos

No tempo de Agostinho de Hipona e de outros líderes dominionistas, teve início a espiritualização da palavra profética [pela ambição do domínio mundial] e a indébita apropriação das promessas
e privilégios exclusivos a Israel [para a segunda dispensação judaica]. Eles passaram a chamar a igreja de “O Novo Israel de Deus” [usando uma errônea interpretação de Gálatas 6:16]. Desse modo, a bendita esperança celestial desapareceu para dar lugar à Era das Trevas, na história da Igreja. Podemos compará-la à viagem de Paulo para Roma, conforme Atos 27, quando os homens não deram atenção às admoestações de Paulo (ou seja, à Palavra de Deus). Foi quando o navio (neste caso, a Igreja) entrou numa tempestade e ficou à deriva no mar (verso 15), “já muitos dias, sem sol e sem estrelas” (verso 20).
Somente se atentarmos diligentemente na mensagem dos apóstolos do Novo Testamento é que haverá esperança de salvação. [Reconhecendo nossos pecados e nos humilhando diante do Senhor, podemos nos reavivar para o desejo de servi-Lo e de ganhar muitas almas perdidas no turbilhão do engodo doutrinário].

Algumas Perguntas:



* Como poderemos atender ao chamado do Espírito Santo e da Noiva: “Vem, Senhor Jesus!”, se a Sua vinda for esperada somente para daqui a mil anos, conforme os reconstrucionistas/dominionistas afirmam? (Apocalipse 22:17-20).

* Como podemos amar a Sua vinda? (2 Timóteo 4:8).

* Como devemos viver diariamente na bendita esperança do aparecimento do “grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”? (Tito 2:13).

* Como podemos aguardar o Filho de Deus, vindo do céu, para nos livrar da ira vindoura, isto é, da ira de Deus e do Cordeiro, a qual será derramada sobre a toda a Terra? (1 Tessalonicenses 1:10; Apocalipse 6:16-17).

* Como podemos nos preparar para ir ao encontro do Noivo Celestial (Mateus 25:5 e seguintes).

Não é óbvio que a igreja moderna (mais preocupada com a prosperidade material, com profecias, sinais e maravilhas, está cochilando, ocupada com assuntos mundanos, esquecendo de se concentrar na volta do Noivo? São tantos os sinais de que o tempo está próximo! Mesmo assim, os cristãos vivem embalados nos ensinos dos falsos profetas e mestres. [Uma cristã bíblica sentou-se ao lado de uma jovem, num ônibus, e me contou o seguinte: “Hoje, quando eu vinha para o trabalho, lembrei-me de ti. Estava no micro, vinha uma moça sentada no outro corredor, falando ao celular com uma colega sobre temas de um curso que estavam fazendo. Como ela falava muito alto, não tinha como não escutar. Mas o tema interessante foi no final da conversa. Ela disse para a colega. – “Tu não podes faltar à igreja, hoje e amanhã. Quando ela falou em igreja, meus ouvidos ficaram atentos. E ela continuou: - O ‘apóstolo’ convocou um ato profético durante esta semana. Não vamos nem ter casa de oração; é tudo na igreja. Como ele vai ficar um mês nos Estados Unidos, convocou este ato para ficarmos fortalecidos e protegidos durante este tempo”. (Grifo da tradutora). Os Falsos profetas continuam espalhando suas falsas doutrinas]. Vejamos alguns fatos demonstrando que o tempo se aproxima, enquanto os cristãos continuam adormecidos sob o fascínio dos falsos apóstolos/profetas:

1. - A volta de Israel à sua terra (1948) e a ascensão de outras nações, no Oriente Médio, demonstrando que a figueira (Israel) floresceu e que outras árvores estão frutificando. (Lucas 21:29 e seguintes).

2. - A unificação da Europa (União Européia), restaurando o antigo Império Romano (Daniel 2 & 7; Apocalipse 13 e 17).

3. - O declínio espiritual da Cristandade, por causa da descrença na Bíblia, da chamada Alta Crítica e da imoralidade que tem campeado no mundo ocidental. (2 Tessalonicenses 2; 2 Timóteo 3; 2 Pedro 2 & 3; 1 João 2; Judas; Apocalipse).

4. - O número crescente de terremotos, guerras e inundações, no mundo inteiro (Lucas 21).

Outros temas proféticos - Ainda existem outros assuntos proféticos a serem tratados, como a chuva serôdia (no futuro tempo de bênção) e a figura do Anticristo, nos quais não temos tempo de entrar agora, detalhadamente.
A chuva serôdia se destina a Israel e às nações, na segunda dispensação judaica, exatamente como aconteceu na primeira chuva serôdia, quando houve o derramamento do Espírito, conforme o Livro de Atos, tendo a ver com a origem da igreja cristã, conforme Oséias 6:3; Joel 2:23 e Zacarias 10:1. Mas o tempo vindouro de bênção a Israel e às nações está absolutamente
condicionado à volta do Rei dos reis e Senhor do senhores (1 Timóteo 6:15; Apocalipse 19:16). Ele é o Príncipe da Paz, o Filho de Davi (conforme a 2 Samuel 23:3-4. “Ele descerá como chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra”. Assim será a vinda do Messias, o Príncipe, a qual virá junto com a glória de Deus se revelando em toda a Terra.
Com referência ao Anticristo, a 1 João 2:18 e seguintes deixam claro que tem havido muitos precursores dele, através dos anos. Ele vai aparecer no final dos tempos, quando os cristãos habitados pelo Espírito Santo forem retirados da Terra... As ações do iníquo, “a quem o Senhor desfará com o sopro de sua boca”, chegarão ao fim, “quando se manifestar o Senhor Jesus, desde o céu, com os anjos do seu poder” (2 Tessalonicenses 2:8; 1:7 e Apocalipse 19:15-20). Então, precisamos nos unir ao apelo do Espírito e da Noiva, clamando: “Ora, vem, Senhor Jesus” (Apocalipse 22:20).

Texto embasado no artigo de Hugo Bouter - “The King is Coming”. Traduzido e adaptado por Mary Schultze, em 26/06/2010.

www.maryschultze.com
(texto recebido por e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário