terça-feira, 27 de abril de 2010

Deus e riquezas: investigação do Senado americano procura saber o que há no evangelho da prosperidade dos televangelistas


(Artigo recebido por e-mail)

Seis líderes carismáticos dos Estados Unidos estão sob a mira de um comitê do Senado que investiga os gastos pessoais de cada um deles. Os americanos se perguntam: É Deus agindo ou é o diabo? Dependendo da ótica de cada um o senador Charles Grassley é um agente de Deus a favor da justiça ou o próprio diabo com chifres! Algumas pessoas pensam que ele é o próprio diabo ao anunciar que começou uma investigação para saber de que maneira seis proeminentes ministros carismáticos usam o dinheiro do povo. Logo que a notícia saiu na mídia, as pessoas começaram a me ligar preocupadas se não se trata de um complô para fazer com que as igrejas comecem a pagar os impostos – pois são livres de certas taxas nos Estados Unidos. Um assessor do senador me informou que ele não esconde nenhum segredo e que não quer interferir na liberdade de religião; o que pretende, isto sim, é investigar se essas seis pessoas não estão metendo a mão no dinheiro que o povo lhes dá para obras filantrópicas com o fim de comprar mansões, fazer cirurgias plásticas caríssimas e outras práticas diversionistas. “Faz tempo que o público cristão exige um grau maior de prestação de contas”. Em cartas enviadas Grassley solicitou a Kenneth e Glória Copeland, a David e Joyce Meyer, a Randy e Paula White, Creflo e Taffi Dollar, Eddie Long e Benny Hinn de quem dispõem de quatro semanas para devolver-lhe um calhamaço de papéis provando de que estão em dia com a Receita Federal americana. Grassley vem sendo elogiado por levantar suspeitas contra organizações seculares de caráter filantrópico – ONGS – inclusive a Cruz Vermelha americana. Devido às reclamações de seus eleitores, o senador está abrindo sindicância contra esses seis tele-evangelistas exigindo deles notas fiscais dos bens adquiridos, relatórios das reuniões de diretorias, provas contábeis feitas por empresas de auditorias, com dados precisos, entre outros documentos. Cada pregador recebeu uma carta exigindo comprovantes de despesas e de práticas questionáveis. Entre as exigências, Grassley requereu:
1. Recibo de compra do carro conversível Bentley que Paula White, pregador televisivo diz ter dado de presente ao pastor texano T.D. Jakes. 2. Informações da pregadora Joyce Meyer sobre os gastos com a mobília de sua mansão no Missouri que incluem uma caríssima mesa de malaqueta no valor de 30 mil dólares, uma cômoda com tampa de mármore que custou 23 mil dólares, e dois vasos Dresden que custaram 19 mil dólares. 3. Que Benny Hinn lhe envie os documentos e a prova de onde veio o dinheiro para a compra de uma casa no valor de três milhões de dólares em Dana Point, na Califórnia. 4. Recibos e registros que expliquem como Eddie Long conseguiu pagar 1.4 milhões de dólares na compra de 20 hectares na área rural de Atlanta. 5. Registros e notas de viagens ao Havaí e Ilhas Fiji que Kenneth e Glória Copeland fizeram utilizando o avião ministerial. 6. Que o pregador de fé Creflo Dollar explique sua participação no levantamento de 2 milhões de dólares doados a Kenneth Copeland.
Nós os carismáticos, de fato, sentimo-nos desajeitados neste momento. A própria Universidade Oral Roberts está sob investigação por mau uso do dinheiro, e alguns dos grandes nomes do movimento carismático são acusados de não pagar impostos e de usar o dinheiro de Deus para seu conforto pessoal. Não quero julgar esses pregadores. Sei que Joyce Meyer envia milhares de dólares para projetos em campos missionários ao redor do mundo, e que a Receita Federal notificou-a de que sua organização está sendo condescendente com os impostos. Espero que sua resposta satisfaça as exigências do comitê do senado e não sofra interrupção. Por outro lado não consigo entender como alguns pregadores levantam ofertas com a maior cara de pau. Por exemplo, como alguém consegue gastar 10 mil dólares numa diária de hotel, no regresso pra casa de uma viagem missionária? É dinheiro de Deus? Algo tem de ser feito. Perguntas devem ser levantadas. Por isso não culpo o senador nem acho que esteja a serviço do diabo ao solicitar essas provas. O pior é que esta investigação foi solicitada por um senador, tudo porque o povo não está pedindo que seus líderes prestem conta do dinheiro arrecadado. Creio que Deus está apontando seu dedo para a igreja, exigindo que andemos por suas veredas.
J. Lee Grady , editor da revista Charisma.

domingo, 25 de abril de 2010

A Justiça, a Misericórdia e a Graça.

O POETA


O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, certo dia abordou-o na rua e disse:

- Sr. Bilac, estou precisando vender meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que poderia redigir o anúncio para o jornal?

Olavo Bilac apanhou lápis e papel e escreveu:

“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado por cristalinas e merejantes águas de um lindo ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes na varanda.”

Alguns meses depois, o poeta encontra-se com o comerciante e pergunta-lhe se já havia vendido o sítio.

-Nem pensei mais nisso, disse o homem.

-Depois que li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha.

Às vezes não percebemos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros.

Devemos valorizar o que temos e que nos foi dado por Deus: os amigos, o emprego, o conhecimento que adquirimos, a saúde, o sorriso dos filhos e o afago do conjugue. Estes sim, são verdadeiros tesouros.

Autor desconhecido.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

QUEM LÊ....

Citação

Um Pouco de Humor - DIAS DAS MÃES

Mais Perto, Meu Deus, De Ti - Harpa Cristã 187


Letra: Sarah Flower Adams, 1841

Música: Lowell Mason, 1856 - Bethany (Mason)

Tradução: João Gomes da Rocha


Mais perto quero estar

Meu Deus, de Ti!

Inda que seja a dor

Que me una a Ti,

Sempre hei de suplicar

Mais perto quero estar

Mais perto quero estar

Meu Deus, de Ti!

Andando triste, aqui

Na solidão,

Paz e descanso a mim

Teus braços dão;

Nas trevas vou sonhar,

Mais perto quero estar,

Mais perto quero estar,

Meu Deus, de Ti!

Minh'alma cantará

A Ti, Senhor!

E em Betel alçará

Padrão de amor,

Eu sempre hei de rogar

Mais perto quero estar,

Mais perto quero estar,

Meu Deus, de Ti!

E, quando Cristo, enfim,

Me vier chamar,

Nos céus com serafins,

Irei morar.

Então me alegrarei

Perto de Ti, meu Rei.

Perto de TI, meu Rei,

Meus Deus, de Ti!

NEARER, MY GOD, TO THEE (Original em Inglês)


Nearer, my God, to Thee, nearer to Thee!

E’en though it be a cross that raiseth me,

Still all my song shall be, nearer, my God, to Thee.

Refrain

Nearer, my God, to Thee,

Nearer to Thee!

There let the way appear, steps unto Heav’n;

All that Thou sendest me, in mercy given;

Angels to beckon me nearer, my God, to Thee.


Then, with my waking thoughts bright with Thy praise,

Out of my stony griefs Bethel I’ll raise;

So by my woes to be nearer, my God, to Thee.


Or, if on joyful wing cleaving the sky,

Sun, moon, and stars forgot, upward I’ll fly,

Still all my song shall be, nearer, my God, to Thee.

There in my Father’s home, safe and at rest,

There in my Savior’s love, perfectly blest;

Age after age to be, nearer my God to Thee.

HISTÓRIA

Durante muitos anos, somente os homens escreviam hinos, mas, pouco a pouco, as mulheres também começaram a usar o seu talento poético e, hoje, temos muitos hinos escritos por mulheres consagradas a Deus e ao Seu trabalho. Mas, um dos mais conhecidos em todo o mundo foi o hino escrito por Sarah Flower Adams (1805-1848). Trata-se do hino "Mais Perto Quero Estar, Meu Deus de Ti". Preferido pela Rainha Vitória, por Theodore Roosevelt, pelo Rei Edward VII e muitos outros.

Foi no ano de 1841 que esta senhora, que estudava muito a Bíblia, ficou tão impressionada com a história relatada no livro de Gênesis (capítulo 28:11 e 12) sobre a visão de Jacó, em Betel, e a escada que alcançava o céu, e os anjos que subiam e desciam por ela, que, inspirada naquela passagem bíblica, resolveu escrever este hino que mais tarde se tornou universalmente conhecido.

.

A música deste hino foi feita pelo conhecido compositor sacro Lowell Mason, autor de inúmeras outras músicas e que se tornou famoso pelos seus excelentes trabalhos. Certa noite, em 1856, depois de ficar um certo tempo deitado num quarto escuro, olhos bem abertos, em pleno silêncio, recebeu a inspiração da música deste hino e logo na manhã seguinte resolveu escrever as notas desta melodia que recebeu o nome de "Bethany". Apareceu, pela primeira vez, em "Sabbath Hymns and Tune Book" (Livro de Cânticos e Hinos para o Dia do Senhor), em 1859.

Dizem que, quando os turistas cristãos visitam a Palestina, em chegando a este lugar, Betel (hoje Bira, um território da Jordânia), param e cantam este hino, evocando os acontecimentos impressionantes experimentados por Jacó.

.

As palavras deste hino tem sido um grande auxílio e um grande conforto para muitos crentes em tempos de dificuldades. É impossível esquecermos o terrível desastre com o grande transatlântico "TITANIC" nos primeiros anos deste século. Era a sua viagem inaugural; grandes personagens viajavam nele; viajava, também, um grupo de peregrinos, crentes da Europa com destino à nova terra (EUA). Mais de mil vidas se perderam naquela ocasião. E contam que, quando o grande navio estava soçobrando, tinha-se a impressão de que ia haver um pânico geral; porém, a orquestra de bordo começou a tocar o hino "Mais Perto Quero Estar, Meu Deus de Ti" e, imediatamente, foi presenciado um espetáculo comovedor: os crentes e outros tripulantes, dando as mãos uns aos outros, começaram a cantar também o hino à medida que o navio ia afundando!

Dentre as muitas estórias que contam a respeito deste hino, uma outra estória refere-se ao presidente americano William McKinley, assassinado em 1901. O médico que o atendeu no seu leito de morte relata que, dentre as suas últimas palavras pronunciadas, destaca-se: "Mais perto, meu Deus, de Ti. ´Inda que seja a cruz. Tem sido minha constante oração". Na tarde de 13 de Setembro de 1901, depois de cinco minutos de silêncio por todo o país, a banda tocou esta melodia no Madison Square Garden na cidade de Nova Iorque, em memória do presidente falecido.

Este hino também foi tocado no cemitério de Lakeview em Cleveland estado de Ohio, no enterro de outro presidente americano assassinado, James Garfield.

Esse artigo em seu contexto original:

http://harpacrista-fragmentos.blogspot.com/2007/12/hc187-mais-perto-quero-estar.html


AMOR QUE VENCE - HARPA CRISTÃ 27


Amor, que por amor desceste!

Amor, que por amor morreste!

Ah! Quanta dor não padeceste,

Meu coração pra conquistar,

E o meu amor ganhar!

Amor, que com amor seguias!

A mim, que sem amor Tu vias!

Oh! Quanto amor por mim sentias,

Meu Salvador, meu bom Jesus,

Sofrendo sobre a cruz!

Amor, que tudo me perdoas!

Amor, que até mesmo abençoas!

Um réu que tanto Te afeiçoas!

Por Ti vencido, ó Salvador,

Eis-me aos Teus pés, Senhor!

Amor, que nunca, nunca mudas,

Que nos Teus braços me seguras,

Cercando-me de mil venturas!

Aceita agora, Salvador,

O meu humilde amor!

O meu humilde amor!

Letra : George Matheson

Música: Albert Lister Peace

Tradução: Henry Maxwell Wright

domingo, 18 de abril de 2010

HINOS QUE AMO 2 - Via Dolorosa


Pela via dolorosa em Jerusalém chegou,

Certo homem carregando uma cruz.

Multidões queriam ver o homem condenado a morrer.

Ele estava tão ferido e sangrava sem parar

Coroado com espinhos Ele foi

E em dor podia ver o escárnio dos que O punham pra morrer.

Pela via dolorosa que é estrada do horror

Qual ovelha veio Cristo, Rei Senhor

E Ele foi quem escolheu dar a vida por ti e por mim

Pela via dolorosa meu Jesus sofreu assim.

Jesus se entregou mostrando o Seu amor

Morreu numa cruz, em Jerusalém.

(desconheço a autoria deste hino)

Duas poesias de Mary Schultze


Os pentecas

Pregador pentecostal, / branco, preto, moço ou velho,

transforma a igreja em curral, / pregando o falso evangelho.

Ele grita e tudo exige, /pensando que determina,

toda a verdade transige, / pregando a falsa doutrina.

A injúria de um penteca / de modo algum me incrimina,

pois sua “besteiroteca” / não procede lá de cima.

E quem quiser criticar / os textos de minha lavra,

que vá depressa estudar, / com diligência, a Palavra.

Repudio a profecia, / sonho e cura milagreira;

nada disso tem valia / e encalha em minha peneira.

Visões e glossolalia / são de fato baboseira;

ora, eu não sou judia, / muito menos, macumbeira!

Desses “mestres”, tirania, / dos profetas, só mentira,

sem qualquer sabedoria, / que na Bíblia se confira.

Com sinais e maravilhas, / muita grana prometendo,

formam-se muitas quadrilhas, / que este país vão enchendo.

O movimento apostólico, / envergonhando o Senhor,

repleto de puro engodo, / nada possui de bucólico...

Uma avalanche de lodo, / um sistema diabólico,

perigoso que só vendo, / tendo Satã como autor.

É “Milagre & Companhia”, / com ofertas, dízimo e dança,

exibições de histeria, / matando toda a esperança

de que se creia somente / no sacrifício vicário

de Cristo Jesus, pendente / na cruz do Monte Calvário!

Mary Schultze, 02/09/2009.


Aí vêm os Manifestos Filhos de Deus!

Esses “pentecas”, coitados, por confiarem nos guias,

vão ser de fato enganados, na igreja, todos os dias.

Esses “pentecas” festeiros não costumam a Bíblia ler,

dançam nos cultos inteiros, pedindo sempre “poder”!

Contra o Espírito a blasfêmia não é descrer nos sinais,

mas viver sob a resenha dos “mestres” pentecostais.

Eles pregam o evangelho que Paulo tanto condena,

pintado de ouro e vermelho, qual “Bumba-Meu-Boi”, na arena.

A profecia é sinal, glossolalia, também;

visão é o seu ideal e ai de quem não as tem.

Por isso é que a Verdade do Evangelho vai mal;

adoram pela metade, buscando sempre um “sinal”.

“As palavras têm poder”, ensina o “penteca” insosso,

“e quem as ditas tiver, vai ter do céu o endosso.

Vamos dar ordens ao céu, usem palavras de fé!

Que ninguém se torne incréu; caiam, não fiquem de pé.

Vamos transformar o mundo, preparando pra Jesus

um Reino grande e fecundo, cheio de glória e de luz.

Pois se a gente não criar um ‘Reino Agora’ pra Ele

Jesus no céu vai ficar e vai querer nossa pele”!

O Cristo desses “pentecas” é fraco e deles precisa;

Seu poder é quase nada, menor que o da “profetisa”.

Por isso os mestres “pentecas” têm o “Exército de Joel”,

pois sem este as almas secas não vão “sacudir” o céu.

“Aquele que em nós não crer, não vai receber troféus.

Rebeldes devem morrer”, dizem os “Filhos de Deus”!

Mary Schultze, 15/12/2007.

domingo, 11 de abril de 2010

HINOS QUE AMO 1 - TUDO ENTREGAREI


Tudo ó Cristo, a Ti entrego

Tudo sim por Ti darei!

Resoluto, mas submisso,

Sempre, sempre, seguirei.

(refrão) Tudo entregarei, tudo entregarei

Sim, por Ti Jesus bendito, tudo deixarei.

Tudo ó Cristo, a Ti entrego,

Quero ser somente Teu.

Tão submisso à Tua vontade,

Como os anjos lá no céu.

(refrão)

Tudo ó Cristo, a Ti entrego

Oh, que gozo meu Senhor.

Paz perfeita, paz completa!

Glória, glória ao Salvador.

(refrão)

(desconheço o autor desse hino, mas ele é cantado pelo Pastor Daniel Régis Cavalcanti)

domingo, 4 de abril de 2010

CHARGE

Sujeito esquisito.


"Um cristão verdadeiro é uma pessoa estranha em todos os sentidos. Ele sente um amor supremo por alguém que ele nunca viu; conversa familiarmente todos os dias com alguém que não pode ver; espera ir para o céu pelos méritos de outro; esvazia-se para que possa estar cheio; admite estar errado para que possa ser declarado certo; desce para que possa ir para o alto; é mais forte quando ele é mais fraco; é mais rico quando é mais pobre; mais feliz quando se sente o pior. Ele morre para que possa viver; renuncia para que possa ter; doa para que possa manter; vê o invisível, ouve o inaudível e conhece o que excede todo o entendimento."

Esse texto em seu contexto original:

Li e gostei... SOU HEREGE, E DAÍ?


Hermes C. Fernandes

Quer mesmo saber? Sou herege! E digo isso com o peito cheio. Se quiser, pode me mandar pra fogueira agora mesmo. Estou pronto a morrer pela mensagem subversiva de que sou portador. Mesmo porque, não valeria a pena viver por algo pelo qual não se disponha a morrer.

Minha heresia?

Discordar do que tem sido feito em nome da ortodoxia.

Meu problema não é com a ortodoxia em si, mas com a práxis dos hipócritas que vivem o avesso do que afirmam crer. Eles me dão ânsia de vômito.

Por isso, resolvi chutar o balde e assumir de vez a postura de herege.

Eles pregam a divindade de Jesus, porém tratam-nO como se fosse um empregadinho. Chamam-No de Senhor, mas exigem que Se lhes submeta, atendendo às suas ordens, determinações e decretos.

Ensinam a divindade do Espírito Santo, mas ridicularizam-nO com manifestações bizarras que não temem atribuir a Ele.

Pregam a salvação pela graça, e em seguida exigem que seus seguidores façam sacrifícios complementares para assegurar-lhes a condição de salvos.

Pregam que Jesus está às portas, mas levantam campanhas milionárias para construir catedrais suntuosas ou adquirir aviões, em vez de pregar a esperança de dias melhores e contribuir para amenizar as injustiças sociais.

Ensinam a generosidade só para colocá-la à serviço de sua própria avareza.

Cansei de fundamentalismo barato, intelectualmente preguiçoso, e ideologicamente comprometido com os poderes deste mundo. Cristãos que preferem ladear os poderosos, e desprezar os miseráveis e excluídos. Denunciam a pretensão socialista de que o Estado ocupe o lugar de Deus, mas fazem vista grossa ao Estado Neo-liberal que se presta ao papel de Diabo.

Prefiro a isenção profética! Não quero aliar-me a qualquer que seja a ideologia, pois todas são inequivocadamente imperfeitas. Prefiro ser porta-voz do Reino, a ser defensor de agendas ideológicas. Marx não me convence! Mas não será Olavo de Carvalho que me converterá ao conservadorismo. Não me curvo ao Estado, mas também não me prostro ante o Capital. Ambos são potencialmente ídolos. Ambos exigem lealdade absoluta, coisa que só devo ao império de Cristo.

Livre comércio? Sim. Mas não ao custo da justiça. Justiça social? Sim. Mas não ao custo da liberdade. Por isso, não sou nem socialista, nem capitalista. Sou mesmo um reinista.

Por favor, não me rotulem. Não sou penteca, mas também não morro de amores pelo tradicionalismo mofado que só serve ao orgulho denominacional idiota. Eu já disse e repito: Sou reinista! Só devo lealdade ao Rei dos reis!

Crer na contemporaniedade dos dons não me faz carismático nem pentecostal; crer na soberania divina não me faz calvinista; apreciar arte sacra não me faz idólatra, e negar-me a ajoelhar-me ante a uma imagem não me torna iconoclasta. Crer na intervenção divina em atendimento às nossas preces também não me faz um neo-penteca.

Se insistirem em me taxar, prefiro que me chamem de herege. Pelo menos serei identificado com os injustiçados, vítimas dos sistemas opressores que se arrogam detentores da verdade absoluta. Prefiro isso a ser identificado com os que oprimem, e em cujas mãos estão acesas as tochas da intolerância, prontas a atear fogo nos discordantes e rebeldes.

Se reeditarem a santa inquisição, a maioria dos líderes que explora seus rebanhos ficará de fora. E sabe por quê? Porque são todos ortodoxos e dogmáticos. Todos têm em comum a crença no concepção virginal de Cristo, em Sua ressurreição ao terceiro dia, em Sua ascensão, na Criação em sete dias literais, etc. Nenhum deles pode ser acusado de heresia. Eles até poderiam escapar ilesos das chamas inquisitoriais, mas duvido que escapariam de outra chama!

Prefiro ser torrado nas fogueiras dos meus detratores a ter minha consciência chamuscada pela culpa, e minha alma alvejada pelas chamas do inferno.

Sou herege assumido, e quem não for... que acenda a primeira tocha!

Heresia, do latim haerĕsis, por sua vez do grego αρεσις, "escolha" ou "opção"

Hermes Fernandes é um dos mentores da Santa Subversão Reinista no Genizah.

Esse texto em seu contexto original:

http://webevangelista.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

sexta-feira, 2 de abril de 2010

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Citações de Lutero e Calvino

Clique nas imagens para ampliá-las.



Uma excelente mini pregação de Daniel Godri


Assistam essa mini, pequena, pregação de Daniel Godri, e vejam como ele sabe muito bem aproveitar o tempo disponível e mesmo assim transmitir uma mensagem biblicamente fundamentada e totalmente cristocêntrica. Vale a pena assistir.